terça-feira, 26 de outubro de 2010

Lausanne III - Cidade do Cabo, África do Sul

"Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo" II Co. 5: 19.

Esse foi o tema do III Congresso Mundial de Evangelização, que acabou de acontecer na Cidade do Cabo, África do Sul, também conhecido como Lausanne III – por causa do primeiro congresso que aconteceu no ano de 1974 em Lausanne, Suíça.
O congresso de 74 foi um marco para o mundo evangélico protestante, contando com a presença de 2700 delegados de 150 países. O Congresso de Lausanne elaborou um documento chamado Pacto de Lausanne, que se tornou referência para uma boa parte importante do mundo evangélico da América Latina.
A principal contribuição do Pacto de Lausanne foi a formação de um “novo” conceito teológico ou novo paradigma missionário denominado Missão Integral, que passou a identificar os evangélicos com a preocupação social, uma união entre evangelização e ação social. Estas duas faces passaram a ser entendidas como dois lados da mesma moeda. Inúmeras organizações e iniciativas missionárias se inspiraram neste conceito.

O Congresso na Cidade do Cabo contou com 4 mil delegados de aproximadamente 200 países. Tive o imenso privilégio de participar deste verdadeiro “Concílio de Nicéia” dos nossos tempos, um banquete da Igreja. Foi lindo ver gente de tantas cores e culturas tão diferentes unidos por uma missão e identidade comum. Foi incrível o encontro com a Igreja sofredora, ouvir história de pessoas que sofrem e tiveram membros de sua família mortos por causa do testemunho do evangelho em países como Coréia do Norte e Afeganistão. Deus está vivo e atua hoje através das nossas vidas!

O Congresso pautou-se fortemente por temas de nosso tempo como: reconciliação inter-étnica, povos não-alcançados, a mulher e o Evangelho, pluralismo, etc. Uma das questões marcantes para mim foi o reforço da não-dicotomia entre evangelismo e ação social, que constituem aspectos indissociáveis do agir redentor de Deus. Mas talvez o que mais me marcou foi a contínua afirmação da verdade bíblica num mundo pós-moderno tão fragmentado e relativizante. Cristo foi exaltado como o único e suficiente Senhor e Salvador, a Verdade revelada e a provisão de Deus para nossa reconciliação com Ele. Encerramos o Congresso com um dos mais belos cultos que eu já vi, com a participação da família dos povos representados nos 4000 delegados, uma orquestra e belíssimo coral de umas 300 vozes, entoando o Credo Apostólico, confessando os pecados da Igreja e das Nações, e exaltando a pessoa de Jesus sob a fortíssima presença do Espírito Santo nos capacitando e enviando para esta tarefa ainda inacabada. O legado de Lausanne III é o reforço do senhorio de Cristo como única esperança para a Humanidade.

Obrigado aos queridos irmãos e irmãs que lembraram de orar,e, desta forma, foram comigo. Obrigado ao Pai por esta oportunidade ímpar.

http://www.lausanne.org/cape-town-2010/participate-online.html

3 comentários:

  1. Meu Deus!! Meu caro irmão e amigo Mauricio, como deve ter sido bom estar neste congresso. Lendo aqui, senti meu coração fervilhando. Agora vai, ou continue indo a semear esta semente, ela é frutifera.
    Um abraço
    Fábio - Minas Gerais - BH

    ResponderExcluir
  2. Maurício, concordo com você em tudo. Voltamos da África do Sul maravilhados com a Igreja ao redor do mundo e extremamente desafiados a seguirmos firmes na proclamação do Evangelho Integral e do senhorio de Jesus sobre o mundo que apregoa a relativização. Vamos juntos, companheiro!
    Carlinhos Veiga

    ResponderExcluir
  3. olá mauricio. fico muito feliz em saber destas coisas. O Nosso Deus é mesmo maravilhoso!!E servi-Lo tem sido nosso marco!!O Cadi-palhoça está crescendo!!!e atuante! precisamos sentar com voce qualquer dia destes para te contar as novidades...ver o que Deus como artista que Ele é tem feito por aqui...
    um grande abraço dos cadianos de plantão.
    maria jose

    ResponderExcluir