domingo, 3 de janeiro de 2010

Frases-chaves do livro: O Deus (in)visível, de Philip Yancey
Como se relacionar com um Deus que não podemos ver, ouvir e tocar


“Ó Deus, não te amo, nem ao mesmo quero amar-Te, mas desejo querer amar-Te”
Teresa de Ávila

“Os conceitos criam os ídolos; somente a incerteza compreende alguma coisa”
Gregório de Nissa

“Morro de sede, aqui junto à fonte”
Richard Wilbur

“A fé é a razão com coragem”
Thomas Graham

“Não é como criança que creio em Jesus Cristo e o confesso. Meus hosanas nasceram de uma fornalha de dúvidas”
Fiodor Dostoievski

“A tudo o que já passou, digo obrigado. Ao que está por vir, digo sim.”
Dag Hammarskjold

“Há apenas uma felicidade: agradá-Lo. Apenas uma tristeza: desagradá-Lo”
Thomas Merton

“Deus dá o suficiente para o buscarmos e nunca o bastante para encontrá-lo completamente”
Ron Hansen

“A lei da existência humana só depende de uma coisa: que o homem seja capaz de se inclinar diante do imensurável”
Fiodor Dostoievski

“O Criador do homem tornou-se homem para que ele, o Governante das estrelas, pudesse mamar no peito de sua mãe; para que o Pão pudesse ter fome, a Fonte, sede; para que a Luz dormisse, o Caminho ficasse cansado em sua caminhada; para que a Verdade pudesse ser acusada de falso testemunho, o Mestre fosse açoitado com chicotes, o Fundamento fosse elevado sobre o lenho, a Força enfraquecesse, o Médico fosse ferido: para que a Vida pudesse morrer”
Agostinho

“O Filho de Deus deliberadamente colocou-se em situação desvantajosa, trocando o onisciência por um cérebro que aprendeu o aramaico, fonema por fonema, a onipresença pela instrumentalidade de duas pernas e às vezes de um jumento. A onipotência por braços bastante fortes para serrar madeira, mas fracos demais para se defender”
Philip Yancey

“O mundo não consegue superar o enorme abismo entre o que espera de Deus e o que Deus lhe ofereceu em Jesus”
Philip Yancey

“Uma coisa está se tornando cada vez mais clara para mim: tu não podes nos ajudar, por isso devemos te ajudar a nos ajudar. E isto é tudo o que podemos fazer nesses dias e também tudo o que realmente importa: salvaguardarmos esse pedacinho de ti, ó Deus, em nós, e talvez nos outros também.[...] Tu não podes nos ajudar, mas devemos te ajudar e defender teu local de habitação dentro de nós até o fim”
Etty Hillesum, texto encontrado em um jornal após sua morte em um campo de concentração nazista

“Agora, com a ajuda de Deus, eu serei eu mesmo.”
Soren Kierkegaard

“Toda experiência religiosa é, no fundo, a experiência de um ser incondicional e irrestritamente apaixonado”
Bernard Lonergan
“E minha vida de oração? Gosto de orar? Quero orar? Passo algum tempo orando? Para ser bem sincero, a resposta é não às três perguntas. Depois de 63 anos de vida e 38 de sacerdócio, minha oração parece dura como um rocha. [...]A verdade é que não sinto muita coisa, ou coisa alguma, quando oro[...] vivi na expectativa de que a oração se tornasse mais fácil à medida que ficasse mais velho e me aproximasse da morte. Mas o oposto parece estar acontecendo. As palavras trevas e aridez são as que melhor descrevem minha vida de oração”
Henri Nowen

“Os verdadeiros discípulos de Deus se humilham em silêncio e se levantam corajosamente”
Philip Yancey

“Senhor meu Deus, não tenho idéia de para onde vou. Não vejo a estrada diante de mim. Não tenho certeza de onde ela vai dar. Nem conheço realmente a mim mesmo, e o fato de achar que estou fazendo a tua vontade não significa que realmente esteja fazendo. Mas creio que o desejo de te agradar de fato te agrada”
Thomas Merton

“Ele não pede muito de nos: uma lembrança de quando em vez, um pequeno ato de adoração, depois, implorar sua graça, oferecer-lhe nossas aflições num momento e, em outro, dar graças pelos favores concedidos em meio a lutas, encontrar consolo nele sempre que possível. À mesa e no meio da conversa, elevar a ele seu coração vez por outra. A menor lembrança sempre o agradará. Não é necessário, nesses momentos, clamar em voz alta. Ele está mais perto de nós do que pensamos”
Irmão Lawrence

“O campo tem de ser fragmentado, o ferro, derretido, o pomar,podado, o trigo, joeirado, a correnteza, aprisionada acima do moinho. Talvez aconteça o mesmo com a vida do homem. Da derrota devem nascer grandes conquistas, das lágrimas, propósitos intensificados, do desespero, a esperança. Por que deveria o homem cair, senão para se reerguer, morrer, senão para viver?
George Dell

“A vida não é um problema a ser solucionado, mas um trabalho a ser realizado”
Philip Yancey

“É nossa a longa jornada diária do sábado”
George Steiner