domingo, 8 de maio de 2011

Os livros que eu estou lendo

Rios de Água Viva, de Richard Foster

Foster (o mesmo autor do clássico "Celebração da Disciplina") surpreende com uma brilhante narrativa histórica e teológica das diveras tradições da fé cristã.
A leitura sobre as diferentes escolas permite um conhecimento amplo do agir redentor de Deus na História, abrindo o coração e a mente para Sua multiforme sabedoria e criatividade. Este tipo de leitura ajuda-nos a contemplar a diversidade e a grandeza da obra de Deus, tornando-nos mais tolerantes à diversidade e ao ecumennismo cristão. Isso nos reafirma que ninguém jamais foi capaz de ter e entender a plenitude da revelação divina, por isso precisamos estar constantemente abertos à vida de Deus no próximo e ao agir do Espírito, este sim, completo, pleno e suficiente.
As seis tradições são:
- Tradição contemplativa: descobrindo a vida de oração plena
- Tradição de santidade: descobrindo a vida virtuosa
- Tradição carismática: descobrindo a vida no poder do Espírito
- Tradição de justiça social: descobrindo a vida compassiva
- Tradição evangelical: descobrindo a vida centrada na Palavra
- Tradição sacramental: descobrindo a vida sacramental
Para cada tradição, Foster faz um resgate histórico, exemplificando com a biografia de uma santo, um personagem bíblico de referência e uma inspiração contemporânea, apontando as fortalezas e perigos daquela ênfase.

Ao final do livro, o autor aponta os principais fatos e as figuras notáveis e os movimentos mais significativos na história da Igreja.

Um verdadeiro banquete sobre a nossa herança!

Políticas de Deus e Políticas dos Homens, de Jacques Ellul

Jacques Ellul analisa exaustivamente os personagens do segundo livro de Reis, para, à luz da História de Israel, brilhantemente refletir com profundidade sobre a tensão liberdade de Deus X liberdade humana.